Conhecido como um dos fundadores do impressionismo, Edgar Degas é conhecido sobretudo pela sua visão particular no mundo do Ballet, reconhecido como o maior pintor de bailarinas de sua época e, mesmo depois,
poucos conseguiram se comparar a ele ao retratar as minúcias dos ensaios e das
apresentações.
Os bastidores do Palais Garnier, a casa da Ópera de Paris e seu Ballet, era um de seus lugares favoritos para inspirar seus quadros, ele ia para as salas de aulas do Palais Garnier, onde algumas das garotas mais pobres da cidade se esforçavam para se tornarem as fadas, ninfas e rainhas do palco. Ele inventou novas técnicas para desenhar e pintar. Ele cortava seus enquadramentos como um fotógrafo faria (e também se tornou um). Ele desafiava a composição tradicional, optando por assimetria e pontos de vista radicais, criando efeitos dramáticos. As bailarinas de Degas permanecem entre as imagens mais populares do século XIX.
Muito de seus trabalhos encontram-se hoje no Museu de Orsay, na cidade de Paris, onde o artista nasceu e faleceu.
A Aula de Dança (1874)
A Aula de Dança (1874)- óleo sobre tela, 83.5 x 77.2 cm, The Metropolitan Museum of Art. |
A Aula de Dança é um quadro caracteristicamente íntimo e informal, mostrando detalhes como uma menina coçando as costas ou mexendo no brinco, um grupo de bailarinas faz um semicírculo ao redor em volta do professor, enquanto esse dá explicações à aluna que se encontra à sua frente. As demais alunas aproveitam para descansar ou para treinar alguns passos. Elas usam faixas com cores vivas e fitas pretas no pescoço. Degas traz a ilusão de movimento na pintura, ao individualizar as bailarinas, que se encontram em diferentes posturas e gestos. É interessante notar a mestria do pintor ao criar a ilusão de profundidade, como ao pintar tábuas diagonais, com as suas nítidas linhas pretas, e as colunas verticais de mármore preto.
Degas se pronunciou da seguinte forma sobre o quadro: "as bailarinas são um pretexto para pintar belas texturas e expressar o movimento."
Dançarinas Subindo Escada (1890)
Edgar Degas – Dançarinas Subindo Escada, 1886-1890 – óleo sobre tela - Musée D´Orsay, Paris |
Nessa obra, Edgar Degas inova ao “cortar” as duas dançarinas que estão na
parte de baixo da tela. Além disso, ele opta por uma linha diagonal que
vai da parte de baixo à esquerda até a parte de cima à direita. Em volta
desta linha imaginária há espaços vazios: o chão e a parede. O movimento de subir a escada registrado nessa pintura dá a sensação de um movimento inacabado. Dança é movimento e foi isso que o artista buscou nessa obra.
The Star (1878)
Edgar Degas - Dancer with a Bouquet of Flowers (The Star of the Ballet), 1878 - 81 x 66 cm - pastel e gouache sobre papel - The Getty Center,Los Angeles, California |
The Star, certamente uma das pinturas mais famosas de Degas, captura a dançarina com tanta vivacidade que é quase como se ela estivesse realmente dançando. Como Joris Karl Huysman disse em uma resenha do trabalho de Degas em uma exposição em 1880: "Quando seus olhos são treinados sobre essas figuras saltitantes, a ilusão se torna tão completa que todos ganham vida e ofegam por respiração".
Em The Star, ele contrasta áreas que foram rapidamente coloridas, com outras que são meticulosamente acabadas. Algumas áreas particularmente leves, como a perna e o pescoço do dançarino, são equilibradas com áreas mais escuras, como o homem à esquerda e a fita do dançarino. Esses efeitos criam uma realidade fantástica, que imita a fantasia do palco.
The Dance Class (1873)
Edgar Degas – |
Existe um ar geral de informalidade no trabalho. O design incomum permite ao espectador testemunhar parte da ação; o resto está implícito. As poses de alguns dos dançarinos são engraçadas em sua falta de graça; uma bailarina está desajeitadamente curvada, outra está distraidamente mordendo o polegar. Essa leveza geral equilibra o mau humor da iluminação.
Outras Obras de Ballet de Edgar Degas
- Dance Class at The Opera - 1872
- Dancers Backstage - 1872
- Musicians in the Orchestra - 1872
- Dance Opera - 1872
- Ballet Rehearsal - 1873
- Seated Dancer in Profile - 1873
- Dancer - 1874
- The Rehearsal of the Ballet on Stage - 1874
- The Dance Class -1874
- Ballet Rehearsal - 1875
- Two Dancers in the Studio (Dance School) -1875
- Dancer on Stage with a Bouquet - 1876
- Ballet at the Paris Opera - 1877
- Dancer - 1877
- Dancer with a Bouquet Bowing - 1877
- Dancer with Bouquet - 1877
- Dancers at the Old Opera House - 1877
- Dancers Practicing at the Barre - 1877
- The Rehearsal - 1877
- Two Dancers on Stage - 1877
- Dancer Posing - 1878
- Dancer - 1878
- Dancer with a Bouquet of Flowers - 1878
- Dancers - 1878
- Dancers Dressing Room - 1878
- Dancers in Green - 1878
- Les Poites - 1878
- The Star - Dancer on Pointes - 1878
- The dance Studio - 1878
- The Rehearsal - 1878
- Two Dancers Entering Stage - 1878
- Ballet Scene - 1879
- Dancers Resting - 1879
- Dancer Leaving Her Dressing Room - 1879
- Dancer in Hear Dressing Room - 1879
- Dancer with a Fan - 1879
- Rehearsal - 1879
- The Step with Battement - 1879
- The Dance Lesson - 1879
- Three Ballet Dancers - 1879
- Two Ballet Dancers - 1879
- The Green Dancer - 1879
- Dancer Resting - 1979
- Dancer in Her Dressing Room - 1880
- Dancer at the Barre - 1880
- Ballet Class, the Dance Hall - 1880
- Dancer on Stage - 1880
- Dancer in Pink Dress - 1880
- Lowering the Curtain - 1880
- Dancers on Set - 1880
- On the Stage - 1880
- Seated Dancer -1880
- The Dancing Examination - 1880
- Three Dancers Before Exercises - 1880
- Two Dancers in Their Dressing Room - 1880
- Two Dancers - 1880
- Three Dancers in an Exercise Hall - 1880
- Dancers in Light Blue - 1881
Fontes: WikiArt; Warburg ; Arteeblog; Trabalho acadêmico UEA.
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